sábado, 17 de abril de 2010

Encontro com macacos-prego (em 16/04/2010)

Aproveitando um dia de folga, decidi fazer uma caminhada no horto. A intenção foi fazer uma trilha, o que não foi possível uma vez que o acesso estava bloqueado em função das últimas grandes chuvas que ocorreram aqui no Rio de Janeiro. A trilha não ocorreu, mas tive um encontro com um bando de macacos-prego.
Essa espécie de primatas é uma das mais robustas e mais inteligentes das regiões tropicais sulamericanas. Esta espécie é caracterizada por sua alta capacidade de aprendizagem, utilizando inclusive pedras para abrir a casca de frutos, como cocos, por exemplo, e varetas, para retirar larvar de frutas e troncos de árvores. Os bandos costumam migrar em busca de alimentos, podendo, inclusive, invadir o território de outras espécies ou de outros bandos de macacos-prego. Sua dieta constitui-se de frutas, ovos, pequenos invertebrados, e muitas vezes de filhotes de aves. Como é uma espécie que se alimenta facilmente com diversas espécies de frutos, contribui para a manutenção dos ecossistemas onde se encontram.
Embora não seja uma espécie em extinção, a espécie de encontra na categoria de vulnerável. Fatores como a destruição de seu habitat natural e sua retirada da natureza para utilização em gravação de filmes (dada sua alta aprendizagem), bem como o número de indivíduos e de gestações (cada fêmea gera um filhote anualmente), oferecem risco de extinção à espécie.
Mesmo quando determinados planos não se realizam, situações inesperadas (e melhores) podem ocorrer. Na possibilidade de realizar a trilha, não teria tido a chance de um encontro tão próximo com macacos-prego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário